A+ A A-

Linux

O Passarodo Dodô apoia a utilização de sistemas Linux, e utiliza servidores Apache por opção de segurança e confiabilidade.

O Linux é um sistema operacional livre muito popular, sendo considerado do tipo Unix.
Sua primeira versão apareceu em novembro de 1991, desenvolvido por Linus Torvald, 23 anos, estudante de Ciência da computação na Universidade de Helsinki, Finlândia. 

Torvald preparou o sistema para rodar em computadores com processador Intel de 386 em diante.

Em resumo, o Linux é um sistema Operacional (como o Ms Windows", mas com a diferença de ser mais seguro, mais confiável, e de licensa GLP (General Public License), e Open Source (código aberto), ou seja, o Linux é um sistema livre, podendo ser obtido em qualquer site nas suas mais varidadas distribuições, além de ter seu código de programação "à mostra" para quem quiser melhorar seu desempenho ou personaliza-lo.

Geralmente as distriuições, (tipos) de Linux com grande número de softwares livres incorporados para cada área são encontrados na web, muitas vezes podendo ser testados sem que haja necessidade de instalação, graças ao sistema LIVE-CD, que permite ao utilizador testar o sistema linux antes de uma possível migração.

O linux não abrange todas aa áreas de utilização, nem pretende dominar o ranking de utilizadores de desktop, mas para aplicações-web, servidores (Apache), gerenciamento de redes, programação em várias linguagens, aplicações de escritório (word, excel...) e multimédia, o Linux é bastante mais confiável que sistemas pagos.

Abaixo, seguem algumas distribuições de Linux, que podem ser testadas e instaladas, caso o utilizador se interesse.

OBS: Todas as distribuições podem ser instaladas juntamente com Windows, sendo necessário somente uma segunda partição ( ou disco) para que o Linux gerencie um "dual Boot", ou seja, uma inicialização dupla, onde o utilizador escolhe o sistema que irá ser inicializado naquela sessão.

Ubuntu
http://www.ubuntu.com

Mandriva Free Edition
http://www.mandriva.com/en/downloads/mirrors

Suse Linux«
http://en.opensuse.org/Welcome_to_openSUSE.org